Os temperamentos - Cláudio Galeno

Código: 9786580136209 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Os temperamentos
Cláudio Galeno

 

Toda a discussão moderna em torno do tema dos temperamentos humanos tem raiz na obra de Galeno, que transmitiu ao Ocidente as idéias de Hipócrates e de Empédocles.

Segundo este último, todas as substâncias seriam compostas por quatro elementos básicos: a terra, o ar, o fogo e a água, que resultam, por sua vez, da combinação de quatro princípios: o frio, o quente, o seco e o úmido.

Hipócrates, o “pai da medicina”, leu o corpo humano com esta chave, e daí resulta seu modelo dos quatro fluidos ou “humores”: o sangue, a fleuma, a bílis amarela e a bílis negra. A predominância de cada um deles estaria associada a uma série de características corporais, que se enquadrariam nos tipos sangüíneo, fleumático, colérico e melancólico.

Seguindo Hipócrates, e associando as características físicas às psicológicas, Galeno desenvolveu — especificamente neste tratado De temperamentis, que o leitor tem em mãos — a primeira tipologia dos temperamentos humanos.

Aqueles que têm interesse no tema dos quatro temperamentos têm aqui, pois, acesso à principal fonte histórica desse conhecimento, a fim de que possam, por meio do texto do médico grego, captar o seu princípio, o ponto de vista, sobre a natureza e o homem, que dá origem a ele. Assim não será ele interpretado nem como superstição, nem como ciência no mesmo sentido em que se diz hoje, mas como um tipo específico e quase esquecido de ciência — um conhecimento simbólico, que, se redescoberto, pode ajudar o homem moderno a sanar muitas de suas dificuldades.

CLÁUDIO GALENO (Κλαύδιος Γαληνός), ou Galeno de Pérgamo, foi o maior médico de seu tempo, e a maior referência para os estudos de medicina desde a Idade Média até meados do século XIX. Iniciou sua formação aos 16 anos no templo de Asclépio, junto aos seguidores de Hipócrates. Concluiu os estudos com estadas em Esmirna, Corinto e Alexandria, e retornou em 157 a Pérgamo, e passou a trabalhar como médico da escola dos gladiadores. Em 162 mudou-se para Roma, onde se tornou médico particular do Imperador Marco Aurélio. Dentre suas contribuições à ciência médica estão a distinção entre veias e artérias, a identificação do controle dos movimentos do corpo pelo cérebro, a função dos rins e o papel da laringe na produção da voz. Foi através de sua obra que chegou ao Ocidente a teoria dos quatro temperamentos.


Autor: Cláudio Galeno
Tradutor: Veríssimo Anagnostopoulos
Título original: Galeni "De Temperamentis"
Editora: Auster
Idioma: Português
Páginas: 124
Dimensões:14 x 21 x 1 cm
Ano: 2020
ISBN-10: 6580136200
ISBN-13: 9786580136209


tags: 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Regulus Cursos Assessoria Astrológica com Ltda - CNPJ: 59.916.718/0001-75 © Todos os direitos reservados. 2024