O Tetrabiblos de Ptolomeu
tradução comentada dos capítulos filosóficos e estudo sobre o texto e seu contexto cosmológico
A biografia de Claudio Ptolomeu é um mistério. Além do fato de que viveu na Alexandria do século II, quase nada se sabe da sua vida [...]. Seu legado, no entanto, é um livro aberto, afinal, o modelo geocêntrico ptolomaico vigorou por mais de dez séculos. [...] Provavelmente por conta da longevidade de suas ideias, que lhe garantiram autoridade e prestígio, boa parte da obra de Ptolomeu sobreviveu ao tempo e chegou até os nossos dias. Claro que não os escritos de seu próprio punho, tudo isso já virou pó há tempos, mas uma série de manuscritos que foram copiados, traduzidos e comentados a partir de sua obra ou da tradição em torno dela. Trata-se de um fenômeno de circulação de conhecimento por via textual, que certamente contou muito com o acaso e com uma multidão de anônimos que foram depositando camadas de sentidos nesse palimpsesto. Temos, pois, se não uma ficção borgiana, decerto um constructo híbrido, fruto dos mais diversos encontros de Ptolomeu e sua obra com outros tempos, línguas e espaços. E o presente livro é mais uma camada nesse palimpsesto, um registro do nosso encontro com Ptolomeu no Brasil do início do século XXI.
Este livro contém três partes principais:
(1) uma tradução (grego-português) dos três primeiros capítulos do Tetrabiblos – obra astrológica de Claudio Ptolomeu;
(2) uma análise detalhada e contextualizada do conteúdo total dessa obra; e
(3) um estudo dos três sistemas cosmológicos que mais influenciaram Ptolomeu – o de Platão, o de Aristóteles e o dos estoicos -, pensados sempre à luz da hipótese de que há uma relação entre cosmologia e ética no helenismo.
Tendo em vista a total inexistência de traduções feitas diretamente do grego para o português da obra de Ptolomeu, o que reflete diretamente na quase inexistência de estudos sobre o assunto em nossa língua, pretendemos contribuir para a diminuição dessa lacuna nos estudos da antiguidade, tanto no que diz respeito à história da filosofia quanto da ciência.
Autores: Cristina de Amorim Machado, Marcus Reis Pinheiro
Editora: Eduem - Editora da Universidade Estadual de Maringá
Páginas: 202
Idioma: Português
Ano: 2018
ISBN-10: 8576287390
ISBN-13: 9788576287391
tags: cosmologia antiga / filosofia antiga