LILITH A Lua Negra
História, imagem e representação do mito da primeira mulher e a origem de um dos arquétipos mais incompreendidos da Grande Mãe
Esta edição possui nova tradução do texto clássico de referência sobre Lilith, a primeira companheira de Adão, um mito muito falado, porém pouco compreendido.
O mito de Lilith, a primeira companheira de Adão, rejeitada e rechaçada, representa um drama bíblico muito comentado, mas pouco compreendido, que harmoniza a relação supostamente inconciliável entre corpo e Espírito que definiu durante séculos a “inferioridade” da mulher.
Em Lilith, A Lua Negra, Roberto Sicuteri, psicólogo-analista de orientação junguiana, traz uma pesquisa riquíssima em registros e fontes mitológicas, históricas e arqueológicas, que corrige impropriedades e interpretações errôneas sobre Lilith, que permearam as religiões e filosofias por toda a cultura ocidental.
Das mais remotas ramificações da tradição espiritual judaica à imaginação multifacetada dos gregos, até a trágica manifestação sexual reprimida na Idade Média e uma análise sobre fábulas e contos populares, Sicuteri disseca cada manifestação de Lilith e nos entrega um dos estudos mais completos já feitos sobre o tema.
O Livro conta ainda com um estudo cronológico da evolução desse mito feminino e sua história, numa linha temporal que inclui:
- O mito de Lilith nas versões bíblicas e textos judaicos como o Midrash e o Talmude;
- Lilith na tradição sumério-acadiana;
- Lilith nas tradições egípcia e greco-romana;
- Lilith na Idade Média como arquétipo da Bruxa;
- Lilith na cultura contemporânea.
Autor: Roberto Sicuteri
Editora: Cultrix
Tradução: Marcos Malvezzi
Título original: Lilith: La Luna Nera (1980)
Idioma: Português
Páginas: 296
dimensões: 14 x 21 x 2 cm
Ano: 2023
ISBN-10: 6557362658
ISBN-13: 9786557362655
tags: